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Como escolher a cadeira auto ideal para o meu filho (a)

Como escolher a Cadeira Auto para o meu filho/a?

Como escolher a Cadeira Auto para o meu filho/a?

Homologações existentes na Europa para cadeiras auto.

Atualmente existem duas homologações em vigor que são:

  • Homologação R44-04, a aprovação é baseada no peso da criança.

Os  testes de colisão são realizados contra a marcha e a favor da marcha avaliando o impacto frontal e traseiro.

Avaliam a aceleração torácica e excursão da cabeça.

Permite viajar a favor da marcha a partir do 9kg.

Esta Homologação deixará de ser comercializada a partir de Setembro de 2024 passando a estar em vigor apenas a homologação R129 I-Size.

  • Homologação R129 I-Size, a aprovação é baseada na altura da criança.

Os testes de colisão são realizados a contra a marcha: impacto frontal , traseiro e lateral; a favor da marcha: impacto frontal e lateral.

Avaliam a aceleração da cabeça e do peito, excursão da cabeça e pressão abdominal.

Permite viajar a favor da marcha com a idade mínima de 15 meses.

 

Testes independentes mais conhecidos em Portugal

ADAC

A ADAC é uma organização automotiva alemã reconhecida por realizar testes rigorosos nas cadeiras auto.

Realiza testes para medir o impacto frontal e lateral. As cadeiras são compradas de forma anónima no mercado e são colocadas à prova em condições extremas. As velocidades nos testes de impacto são superiores às exigidas pelas normas.

Sendo assim as cadeiras são avaliadas nos seguintes itens:

Segurança: usando dummies com peso e forma semelhantes aos de uma criança com sensores para medir a força de impacto nos pontos mais sensíveis do corpo.

Operação: são avaliados o procedimento de instalação, operação da cadeira e o devido posicionamento do cinto de segurança.

Ergonomia: avaliam o espaço disponível para a criança, a posição sentada, os requisitos de espaço no veículo e o conforto para instalação.

Acabamento/ limpeza: a qualidade do acabamento e dos materiais da cadeira são avaliados, assim como a facilidade de limpeza e manutenção da cadeira.

Químicos (poluentes): são realizados testes químicos e de toxicidade em todos os materiais da cadeira que entram em contato direto com a criança.

Depois de avaliar e testar a é emitida uma classificação geral para cada cadeira e uma nota que pode ser:

-Muito boa (0,6 a 1,5)

-Boa (1,6 a 2,5)

-Satisfatória (2,6 a 3,5)

-Suficiente (3,6 a 4,5)

-Ruim (a partir de 4,6)

Quanto menor o resultado melhor a cadeira.

 

Veja aqui as nossas cadeiras testadas pela ADAC

 

Plus Test

O teste em si consiste em uma colisão frontal a 56,5km/h, com uma distância de travagem curta e forte tornando o impacto mais grave.

São testadas cadeiras do grupo I (entre os 9 e 18kg) e do grupo II (entre 15 e 25kg).

O Plus Test avalia apenas cadeiras que circulam em contra a marcha avaliando o impacto do acidente na região do pescoço durante uma colisão frontal.

 

Veja aqui as nossas cadeiras com Plus Test

 

Quantas cadeiras deve ter uma criança durante o período obrigatório

Por lei uma criança tem de circular num sistema de retenção infantil até aos 12 anos ou 135cm.

Existem muitas cadeiras que abrangem vários grupos, mas se a sua intenção é manter a criança o mais segura possível o ideal será adquirir 3 cadeiras.

Grupo 0+ (ovinho)

0 meses até aos 12 meses

40cm até aos 75cm

0 aos 13kg

 

Grupo 0+/1

6 meses até aos 4 anos

61cm até aos 105cm

9kg até aos 18kg

 

Grupo 2/3

3 anos até aos 12 anos

100cm ate aos 150cm

18kg ate aos 36kg

 

Importância de viajar contra a marcha

Vários estudos nas ultimas décadas comprovam que a posição das cadeiras contra a marcha, ou rear facing, tem sido comprovada como a mais segura para bebés e crianças até aos 4 anos, reduzindo até cinco vezes mais o risco de lesões graves num impacto a 50km/h.

Cadeiras do grupo 0/1 ou 0/1/2 que fazem contra a marcha exclusiva têm o limite de 18kg ou 25kg (cadeiras R44/04) ou até 125cm de comprimento (cadeiras R129 ou I-Size). Isto significa que o seu filho poderá viajar contra a marcha até perto dos 4 anos – a idade aconselhada como mínimo para manter em contra marcha.

Além disso nesta idade, já se pode observar que as vértebras da coluna cervical já se encontram ossificadas, tornando-se mais resistentes. Antes disso, as vértebras ainda não são completamente formadas por osso e podem sofrer mais danos com um embate quando cadeirinha está virada no sentido da marcha.

Ao viajar no sentido da marcha – e existem cadeiras homologadas (e por isso, legais) que permitem fazê-lo desde os 9kg – em caso de impacto, a força provocada pelo peso da cabeça vai concentrar-se no pescoço, ombros e na própria cabeça, podendo provocar lesões muito graves, ou até mesmo a morte.

Portanto no sentido contra a marcha, em caso de impacto, a força vai ficar distribuída sobre uma área maior, em vez de ficar concentrada no pescoço.

Em contra a marcha as pernas ficam encolhidas

Sempre que usar uma cadeira virada no sentido da marcha as pernas do seu filho vão ficar penduradas, o que também causa desconforto. Até os adultos cruzam ou encolhem as pernas durante uma viagem longa  e em princípio têm os pés bem assentes no chão!

Em contra marcha a criança pode ir com as pernas encolhidas ou cruzadas ou apoiadas no banco, sem que isso seja desconfortável para elas, pois têm muito mais flexibilidade do que a maioria dos adultos.

Se a sua preocupação se prende com a possibilidade de uma lesão nas pernas em caso de acidente, não existem dados suficientes que comprovem que a contra marcha provoca maior número de ferimentos nos membros inferiores. Em comparação com a alta probabilidade de uma lesão grave na coluna cervical, uma perna partida não parece uma consequência assim tão grave.

Isofix

O ISOFIX é um sistema de fixação para cadeira auto, utilizado internacionalmente, e na maior parte das vezes, já providenciado com as cadeirinhas de bebé.

Portanto este acessório de segurança liga a cadeira de criança, ou o assento para bebé, através de dois pontos de fixação ISOFIX, ao banco do carro. Além disso, com este sistema, pode instalar a cadeirinha de bebé de forma mais segura, rápida e fácil, sem a utilização dos cintos de segurança do automóvel.

Vantagens

Um dos problemas referentes à cadeirinha auto passa pela sua incorreta instalação no automóvel.

As principais vantagens deste sistema de retenção infantil são:

  1. Instalação simples e rápida;
  2. Segurança comprovada por testes de segurança e que garante a correta instalação do assento para bebé;
  3. Fixação garantida da cadeirinha em caso de travagem repentina ou acidente;
  4. Melhor nivelamento da inclinação da cadeira;
  5. Indicadores visuais ou sonoros de instalação correta ou incorreta.

 

Lembre-se: a segurança das crianças no carro é primordial. Invista em uma boa cadeira auto e siga todas as recomendações de instalação e uso. Assim, você poderá proporcionar aos seus filhos uma viagem tranquila e segura, com a certeza de que eles estão devidamente protegidos.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido algumas dúvidas e auxiliado na escolha da cadeira auto adequada para seu filho.

Ainda assim precisa de ajuda e aconselhamento para a escolha da cadeira? Não hesite em contactar através dos meios disponíveis!

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