Como escolher a Cadeira Auto para o meu filho/a?
Como escolher a Cadeira Auto para o meu filho/a?
Homologações existentes na Europa para cadeiras auto.
Atualmente existem duas homologações em vigor que são:
Homologação R44-04, a aprovação é baseada no peso da criança.
Os testes de colisão são realizados contra a marcha e a favor da marcha avaliando o impacto frontal e traseiro.
Avaliam a aceleração torácica e excursão da cabeça.
Permite viajar a favor da marcha a partir do 9kg.
Esta Homologação deixará de ser comercializada a partir de Setembro de 2024 passando a estar em vigor apenas a homologação R129 I-Size.
Homologação R129 I-Size, a aprovação é baseada na altura da criança.
Os testes de colisão são realizados a contra a marcha: impacto frontal , traseiro e lateral; a favor da marcha: impacto frontal e lateral.
Avaliam a aceleração da cabeça e do peito, excursão da cabeça e pressão abdominal.
Permite viajar a favor da marcha com a idade mínima de 15 meses.
Testes independentes mais conhecidos em Portugal
ADAC
A ADAC é uma organização automotiva alemã reconhecida por realizar testes rigorosos nas cadeiras auto.
Realiza testes para medir o impacto frontal e lateral. As cadeiras são compradas de forma anónima no mercado e são colocadas à prova em condições extremas. As velocidades nos testes de impacto são superiores às exigidas pelas normas.
Sendo assim as cadeiras são avaliadas nos seguintes itens:
Segurança: usando dummies com peso e forma semelhantes aos de uma criança com sensores para medir a força de impacto nos pontos mais sensíveis do corpo.
Operação: são avaliados o procedimento de instalação, operação da cadeira e o devido posicionamento do cinto de segurança.
Ergonomia: avaliam o espaço disponível para a criança, a posição sentada, os requisitos de espaço no veículo e o conforto para instalação.
Acabamento/ limpeza: a qualidade do acabamento e dos materiais da cadeira são avaliados, assim como a facilidade de limpeza e manutenção da cadeira.
Químicos (poluentes): são realizados testes químicos e de toxicidade em todos os materiais da cadeira que entram em contato direto com a criança.
Depois de avaliar e testar a é emitida uma classificação geral para cada cadeira e uma nota que pode ser:
-Muito boa (0,6 a 1,5)
-Boa (1,6 a 2,5)
-Satisfatória (2,6 a 3,5)
-Suficiente (3,6 a 4,5)
-Ruim (a partir de 4,6)
Quanto menor o resultado melhor a cadeira.
Veja aqui as nossas cadeiras testadas pela ADAC
Plus Test
O teste em si consiste em uma colisão frontal a 56,5km/h, com uma distância de travagem curta e forte tornando o impacto mais grave.
São testadas cadeiras do grupo I (entre os 9 e 18kg) e do grupo II (entre 15 e 25kg).
O Plus Test avalia apenas cadeiras que circulam em contra a marcha avaliando o impacto do acidente na região do pescoço durante uma colisão frontal.
Veja aqui as nossas cadeiras com Plus Test
Quantas cadeiras deve ter uma criança durante o período obrigatório
Por lei uma criança tem de circular num sistema de retenção infantil até aos 12 anos ou 135cm.
Existem muitas cadeiras que abrangem vários grupos, mas se a sua intenção é manter a criança o mais segura possível o ideal será adquirir 3 cadeiras.
Grupo 0+ (ovinho)
0 meses até aos 12 meses
40cm até aos 75cm
0 aos 13kg
Grupo 0+/1
6 meses até aos 4 anos
61cm até aos 105cm
9kg até aos 18kg
Grupo 2/3
3 anos até aos 12 anos
100cm ate aos 150cm
18kg ate aos 36kg
Importância de viajar contra a marcha
Vários estudos nas ultimas décadas comprovam que a posição das cadeiras contra a marcha, ou rear facing, tem sido comprovada como a mais segura para bebés e crianças até aos 4 anos, reduzindo até cinco vezes mais o risco de lesões graves num impacto a 50km/h.
Cadeiras do grupo 0/1 ou 0/1/2 que fazem contra a marcha exclusiva têm o limite de 18kg ou 25kg (cadeiras R44/04) ou até 125cm de comprimento (cadeiras R129 ou I-Size). Isto significa que o seu filho poderá viajar contra a marcha até perto dos 4 anos – a idade aconselhada como mínimo para manter em contra marcha.
Além disso nesta idade, já se pode observar que as vértebras da coluna cervical já se encontram ossificadas, tornando-se mais resistentes. Antes disso, as vértebras ainda não são completamente formadas por osso e podem sofrer mais danos com um embate quando cadeirinha está virada no sentido da marcha.
Ao viajar no sentido da marcha – e existem cadeiras homologadas (e por isso, legais) que permitem fazê-lo desde os 9kg – em caso de impacto, a força provocada pelo peso da cabeça vai concentrar-se no pescoço, ombros e na própria cabeça, podendo provocar lesões muito graves, ou até mesmo a morte.
Portanto no sentido contra a marcha, em caso de impacto, a força vai ficar distribuída sobre uma área maior, em vez de ficar concentrada no pescoço.
Em contra a marcha as pernas ficam encolhidas
Sempre que usar uma cadeira virada no sentido da marcha as pernas do seu filho vão ficar penduradas, o que também causa desconforto. Até os adultos cruzam ou encolhem as pernas durante uma viagem longa e em princípio têm os pés bem assentes no chão!
Em contra marcha a criança pode ir com as pernas encolhidas ou cruzadas ou apoiadas no banco, sem que isso seja desconfortável para elas, pois têm muito mais flexibilidade do que a maioria dos adultos.
Se a sua preocupação se prende com a possibilidade de uma lesão nas pernas em caso de acidente, não existem dados suficientes que comprovem que a contra marcha provoca maior número de ferimentos nos membros inferiores. Em comparação com a alta probabilidade de uma lesão grave na coluna cervical, uma perna partida não parece uma consequência assim tão grave.
Isofix
O ISOFIX é um sistema de fixação para cadeira auto, utilizado internacionalmente, e na maior parte das vezes, já providenciado com as cadeirinhas de bebé.
Portanto este acessório de segurança liga a cadeira de criança, ou o assento para bebé, através de dois pontos de fixação ISOFIX, ao banco do carro. Além disso, com este sistema, pode instalar a cadeirinha de bebé de forma mais segura, rápida e fácil, sem a utilização dos cintos de segurança do automóvel.
Vantagens
Um dos problemas referentes à cadeirinha auto passa pela sua incorreta instalação no automóvel.
As principais vantagens deste sistema de retenção infantil são:
- Instalação simples e rápida;
- Segurança comprovada por testes de segurança e que garante a correta instalação do assento para bebé;
- Fixação garantida da cadeirinha em caso de travagem repentina ou acidente;
- Melhor nivelamento da inclinação da cadeira;
- Indicadores visuais ou sonoros de instalação correta ou incorreta.
Lembre-se: a segurança das crianças no carro é primordial. Invista em uma boa cadeira auto e siga todas as recomendações de instalação e uso. Assim, você poderá proporcionar aos seus filhos uma viagem tranquila e segura, com a certeza de que eles estão devidamente protegidos.
Esperamos que este artigo tenha esclarecido algumas dúvidas e auxiliado na escolha da cadeira auto adequada para seu filho.
Ainda assim precisa de ajuda e aconselhamento para a escolha da cadeira? Não hesite em contactar através dos meios disponíveis!